Grupos de trabalho

  • Grupo de trabalho 1 - Relações etnico raciais e relações de gênero na escola
    Discute os múltiplos aspectos das relações etnico raciais no cotidiano escolar e explora estudos e práticas relacionadas à temática etnico racial na escola das infâncias. Explora estudos e experiências relacionadas à discussão de gênero na escola das infâncias. Aborda processos de ensino e aprendizagem por meio dos quais a temática de gênero perpassa as experiências no cotidiano escolar.
  • Grupo de trabalho 2 - Educação inclusiva
    Reúne pesquisas e práticas que evidenciam experiências pedagógicas que garantem o acesso à educação e o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento a todas as crianças na escola. Reflete sobre as contribuições do atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva.
  • Grupo de trabalho 3 - Práticas pedagógicas na educação infantil
    Discute os múltiplos aspectos da Educação Infantil, considerando os objetivos desta etapa do processo de escolarização, o sistema de ensino, os campos de saberes e de experiências, a formação docente, avaliação e as demais dimensões teóricas e práticas do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 0 a 6 anos, em contextos educativos.
  • Grupo de trabalho 4 - Práticas pedagógicas no Ensino Fundamental
    Discute os múltiplos aspectos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando os objetivos desta etapa do processo de escolarização, o sistema de ensino, o currículo, a formação docente, avaliação e as demais dimensões teóricas e práticas do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 7 a 11 anos, em contextos educativos.
  • Grupo de trabalho 5 - Movimentos sociais e processos educativos - Educação Popular e educação do campo
    Apresenta estudos e experiências relacionadas aos sujeitos da educação escolar, às comunidades indígenas, da itinerância e do campo, com ênfase nas questões de risco social, no diálogo entre culturas e nos direitos humanos. De um modo geral, explora as relações entre as infâncias e os processos educativos no contexto social e político, bem como analisa os movimentos sociais relacionados à Educação, tais como: Educação do/no campo; Educação Popular.
  • Grupo de trabalho 6 - Inclusão digital e mídias na educação
    Apresenta estudos e práticas relacionadas à educação para as mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no âmbito da formação docente e da educação de crianças, no uso e/ou produção de mídias.
  • Grupo de trabalho 7 - ARTE NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
    Discute as possibilidades de interfaces entre as infâncias e as diferentes linguagens artísticas (literatura, artes visuais, teatro, música, dança), considerando o protagonismo da criança. O GT propõe promover diálogos sobre a organização de práticas docentes com linguagens artísticas, evidenciando o professor como o mediador do processo de ensino aprendizagem e a criança como sujeito ativo desse processo.

Simpósios

  • SIMPÓSIO 01 - EDUCAÇÃO, CRIANÇA, INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO
    Reúne pesquisas desenvolvidas na interface educação e infâncias, que buscam compreender o desenvolvimento infantil, as relações da criança com o conhecimento e com o contexto social, no diálogo com áreas da História, da Sociologia, da Filosofia e da Psicologia. Discute a dimensão socioemocional nas pesquisas em escolas das crianças, sendo mediado por professores especialistas ou pesquisadores vinculados a associações da área de Educação.
  • SIMPÓSIO 02 - LINGUAGENS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
    Reúne pesquisas que analisam as contribuições pedagógicas das múltiplas linguagens, as políticas e práticas de leitura e de escrita, mediante a interface entre Linguística e Educação, sendo mediado por professores especialistas ou pesquisadores vinculados a associações da área de Educação.
  • SIMPÓSIO 03 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
    Reúne pesquisas que evidenciam práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a análise de atividades que convocam diferentes campos de saberes e experiências e diferentes áreas do conhecimento, em uma rede interdisciplinar. Com isso, favorece as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem nos dois segmentos privilegiados, sendo mediado por professores especialistas ou pesquisadores vinculados a associações da área de Educação.