-
GT1 - RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA
Discute os múltiplos aspectos das relações étnico raciais no
cotidiano escolar e explora estudos e práticas relacionadas à
temática étnico racial na escola das infâncias.
Explora estudos e experiências relacionadas à discussão de
gênero na escola das infâncias. Aborda processos de ensino e
aprendizagem por meio dos quais a temática de gênero
perpassa as experiências no cotidiano escolar.
Coordenadoras: Joyce Mariana Alves Barros
-
GT2 - DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Reúne pesquisas e práticas que evidenciam experiências
pedagógicas que garantem o acesso à educação e o direito à
aprendizagem e ao desenvolvimento a todas as crianças na
escola. Reflete sobre as contribuições do atendimento
educacional especializado na perspectiva da educação
inclusiva.
Coordenadoras: Milena Oliveira de Lira
-
GT3 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Discute os múltiplos aspectos da Educação Infantil,
considerando os objetivos desta etapa do processo de
escolarização, o sistema de ensino, os campos de saberes e
de experiências, a avaliação e as demais dimensões teóricas e
práticas do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de
0 a 6 anos, em contextos educativos.
Coordenadoras: Maria da Conceição de Oliveira Andrade
-
GT4 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Discute os múltiplos aspectos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental, considerando os objetivos desta etapa do
processo de escolarização, o sistema de ensino, o currículo, a
avaliação e as demais dimensões teóricas e práticas do
trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 7 a 11
anos, em contextos educativos.
Coordenadoras: Gilvânia Lima de Souza Miranda
-
GT5 - MOVIMENTOS SOCIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS (EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO)
Apresenta estudos e experiências relacionadas aos sujeitos da
educação escolar, às comunidades indígenas, da itinerância e
do campo, com ênfase nas questões de risco social, no diálogo
entre culturas e nos direitos humanos. De um modo geral,
explora as relações entre as infâncias e os processos
educativos no contexto social e político, bem como analisa os
movimentos sociais relacionados à Educação, tais como:
Educação do/no campo; Educação Popular.
Coordenadoras: Vânia Roseane Pascoal Maia
-
GT6 - INCLUSÃO DIGITAL E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Apresenta estudos e práticas relacionadas à educação para as
mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs),
no âmbito da formação docente e da educação de crianças, no
uso e/ou produção de mídias.
Coordenadores: Elaine Tayse de Sousa
-
GT7 - ARTE E PROTAGONISMO INFANTIL
Discute as possibilidades de interfaces entre as infâncias e as
diferentes linguagens artísticas (literatura, artes visuais, teatro,
música, dança), considerando o protagonismo da criança. O
GT propõe promover diálogos sobre a organização de práticas
docentes com linguagens artísticas, evidenciando o professor
como o mediador do processo de ensino aprendizagem e a
criança como sujeito ativo desse processo.
Coordenadoras: Laiany Rodrigues de Sousa
-
SIMPÓSIO 01 - EDUCAÇÃO, CRIANÇA, INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO
Reúne pesquisas desenvolvidas na interface educação e
infâncias, que buscam compreender o desenvolvimento infantil,
as relações da criança com o conhecimento e com o contexto
social, no diálogo com áreas da História, da Sociologia, da
Filosofia e da Psicologia. Discute a dimensão socioemocional
nas pesquisas em escolas das crianças.
Mediação:
Denise Bortoletto
Camila Rodrigues dos Santos
-
SIMPÓSIO 02 - LINGUAGENS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA DA
INFÂNCIA
Reúne pesquisas que analisam as contribuições pedagógicas
das múltiplas linguagens, as políticas e práticas de leitura e de
escrita, mediante a interface entre Linguística e Educação.
Mediação:
Denise Maria de Carvalho Lopes
Neyse Siqueira Cardoso
-
SIMPÓSIO 03 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
Reúne pesquisas que evidenciam práticas pedagógicas
inovadoras desenvolvidas na Educação Infantil e nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, com a análise de atividades
que convocam diferentes campos de saberes e experiências e
diferentes áreas do conhecimento, em uma rede
interdisciplinar. Com isso, favorece as discussões sobre os
processos de ensino e aprendizagem nos dois segmentos
privilegiados.
Mediação:
Maria Cristina Leandro de Paiva
Luanna Priscila da Silva Gomes