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NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHO: GRUPOS DE TRABALHO E SIMPÓSIOS
INFORMAÇÕES GERAIS
Os autores devem escolher em qual Grupo de Trabalho ou Simpósio que desejam inscrever os seus trabalhos, apresentados na modalidade Comunicações Orais:
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Grupo de Trabalho (GT): trabalhos que resultam de estudos, pesquisas, relatos de experiências e registros de práticas.
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Simpósios: Trabalhos que resultam exclusivamente de pesquisas científicas (estejam em andamento ou já concluídas).
Após isso, o autor deverá encaminhar o trabalho, em dois arquivos, sendo:
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Um no formato PDF: sem identificação (que será destinado à Comissão Científica, para a avaliação);
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E outro no formato DOC: com identificação (que seguirá para editoração dos Anais do evento).
Obs.: os arquivos devem observar a formatação disponibilizada nos templates.
SOBRE A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS (22 de maio até 31 de julho de 2023)
Em ambas as modalidades, é obrigatório o cumprimento dos requisitos a seguir:
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A inscrição no XX ENEI/ II ENEF é condição para a submissão de trabalhos;
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Os trabalhos deverão ser submetidos no gênero acadêmico resumo expandido, sejam destinados aos Grupos de trabalho, sejam destinados aos Simpósios;
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Somente após a inscrição, um dos autores do trabalho poderá acessar o sistema, enviar os arquivos do trabalho, bem como indicar a modalidade (número do GT ou Simpósio) em que ele se situa;
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O trabalho deve ser enviado exclusivamente pelo site do ENEI/ENEF;
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É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão do trabalho, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida a inclusão posterior de qualquer dado ou alteração no texto enviado;
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Para submeter o trabalho à avaliação, este deverá ser enviado conforme as normas estabelecidas pelo evento;
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Cada participante poderá ter seu nome em, no máximo, dois trabalhos diferentes (seja como autor principal ou coautor);
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Cada trabalho deverá ter, no máximo, 1 autor e 2 coautores;
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No caso de coautorias, o envio do trabalho (resumo expandido) no site do evento deve ser feito apenas uma vez, por um dos autores;
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O trabalho submetido ao ENEI/ENEF deve ser inédito e não pode ter sido apresentado ou publicado em outro evento científico;
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O resumo expandido será apresentado em dois arquivos, sendo um identificado (DOCX) e outro não identificado (PDF);
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Os autores deverão atentar para os padrões de ética na pesquisa bem como para a correção linguagem e normatização técnica da ABNT;
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O prazo final para a submissão de trabalhos é 31 de julho de 2023.
SOBRE A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A avaliação de cada trabalho será realizada por dois membros da Comissão Científica, considerando os seguintes critérios:
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Atualidade;
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Originalidade e relevância do trabalho;
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Consistência e rigor na argumentação;
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Interlocução com a produção da área e contribuição ao grupo de trabalho do evento a que o trabalho se vincula;
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Clareza do texto e correção da linguagem;
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Pertinência da bibliografia referenciada;
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Adequação às normas da língua portuguesa padrão e da ABNT.
Os trabalhos avaliados poderão ser: aprovados, aprovados com sugestões ou não aprovados.
Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento e o autor principal receberá a carta de aceite, via e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, ou poderá acessar a carta de aceite em sua área restrita, no site do evento.
Os trabalhos aprovados com sugestões retornarão para os devidos autores (através do sistema da área restrita e/ou e-mail), juntamente com as orientações de correção e o prazo para reenvio, via área restrita disponível no site do evento.
Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação, o autor será notificado via e-mail e também poderá acessar a informação no site do evento.
SOBRE A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
Resumos Expandidos
Em ambos os arquivos (identificado [docx] e não identificado [pdf]) devem ser observadas as seguintes formatações:
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Respeitar os limites de no mínimo 1000 caracteres e no máximo 3000 caracteres (com espaços), contando do título às referências;
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Título em maiúsculo e negrito com alinhamento centralizado;
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Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (em maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra), instituição a que pertence, e-mail, agência de financiamento da pesquisa (quando houver), Grupo de trabalho do evento à qual o trabalho se vincula ou Simpósio, com alinhamento à direita e espaçamento simples;
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Palavras-chave: de três a cinco palavras, separadas por ponto;
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Estrutura: Introdução (tema/problema, objetivos e justificativa); fundamentação teórico-metodológica; resultados e/ou discussões; conclusões/considerações finais; e referências (apenas as citadas no texto).
SOBRE A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Durante a programação do evento ENEI/ENEF, teremos um momento dedicado à apresentação de trabalhos: os Grupos de Trabalho ou os Simpósios. Para a participação nessa atividade, os autores devem estar atentos às condições para apresentação de trabalho.
A apresentação de trabalho será realizada segundo as diretrizes abaixo:
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As apresentações de trabalhos ocorrerão, exclusivamente, de forma presencial e serão realizadas no dia 26 de outubro de 2023, no turno matutino, conforme programação do evento
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Após a divulgação dos aceites dos trabalhos, disponibilizaremos a programação geral do evento, em que constará o local e as salas destinadas às apresentações das comunicações orais. Essa programação será publicada no site do evento e o autor tem a responsabilidade de conferir a devida informação no site.
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Após constatar a aprovação de seu trabalho, os autores deverão produzir uma apresentação do trabalho até a data do evento e levá-la em pen drive na ocasião da apresentação. Para organização da logística de apresentações e testagem dos equipamentos, os apresentadores de comunicação oral deverão chegar com a antecedência de, no mínimo, meia hora.
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Nas sessões de apresentação, teremos um tempo dedicado ao debate dos trabalhos, conforme as temáticas dos Grupos de Trabalho/Simpósio. Diante dessa necessidade, contabilizaremos 10 (dez) minutos para a apresentação e 05 (cinco) minutos para o debate de cada trabalho, com organização a critério dos coordenadores de Grupos de Trabalho/Simpósios.
Orientações gerais para a elaboração de uma apresentação acessível: utilizar fontes limpas e sem serifas; tamanho da fonte superior a 21; espaçamentos de 1,5; evitar o excesso de texto e de imagens, nos slides; priorizar o alto contraste na produção dos slides (ex.: fundo claro com letras pretas ou fundo escuro, com letras claras); priorizar imagens e gráficos simples, com alto contraste nos contornos.
SOBRE A PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
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Todos os resumos expandidos de trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento, com ISSN;
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A certificação dos trabalhos está condicionada à apresentação pelos autores